domingo, 16 de outubro de 2011

MAIS UM ARTIGO PUBLICADO

13/10/2011 19:59 - Artigo publicado na Folha de Ribeirão Pires

Hatha Yoga para crianças






Algumas mães me procuram e perguntam se seus pequenos podem praticar Yoga e quais os benefícios. A resposta é: podem com certeza! Desde que respeitando a fase de desenvolvimento que as crianças estão vivendo e de forma muito lúdica.



Os pequenos só têm a se beneficiar com a prática do Hatha Yoga, pois além de todos os benefícios físicos, como por exemplo, manter a flexibilidade do corpo que perdemos com o tempo, ajuda a melhorar o sistema imunológico, previne e ajuda no controle de problemas respiratórios e ainda, os benefícios mentais: ficam mais tranquilas, centradas, passam a ter mais disciplina e concentração, há um “uso” inteligente da energia da molecada.



Se a prática for conduzida de forma lúdica, os pequenos vão se envolver tanto que nem perceberão o tempo passar, e conseguirão, sim, executar algumas posturas e, o mais importante, estarão aprendendo a ter consciência do corpo e da respiração.



Se a criança começa a praticar desde pequena, estaremos trabalhando com prevenção de maus hábitos que prejudicam a saúde física e emocional. E o mais importante, as crianças vão crescer aprendendo uma filosofia que os ensinará a ter consciência do mundo onde vivem, a ter respeito pelo próximo, pela natureza e pelos animais. Saber respeitar é saber cuidar. Assim irão se tornar adultos saudáveis, inclusive com bons hábitos alimentares.



Crianças a partir de três anos de idade já podem iniciar sua práticas de forma bem leve, com ásanas (posturas) bem simples, usando uma linguagem bem acessível, quando a criança atingir os sete anos ela já tem estrutura física, biológica e emocional para participar de uma prática um pouco mais elaborada.



Incentive seus pequenos filhos a iniciar a prática e perceba os benefícios!

Namastê.



Nadêjda Licia:

Psicóloga e Professora de Hatha Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê