domingo, 25 de setembro de 2011

Novo artigo publicado

22/09/2011 20:44 - Artigo publicado na Folha de Ribeirão Pires 

Sem limite de idade para praticar Hatha Yoga


Há exatamente um ano comecei a ministrar aulas de Hatha Yoga no Centro de Referência do Idoso de Ribeirão Pires. Um grupo composto por sua maioria de mulheres a partir de cinquenta anos.



Nos primeiros dias de aula pude observar que a maioria dos alunos queixava-se de muitas dores no corpo, apresentando bastante rigidez nos movimentos e dificuldade de concentração.



Foi um período de desafios para mim e para os alunos: para mim, por ter de mostrar a eles que apesar de todas as dificuldades apresentadas no início da prática, eles seriam capazes de colher os benefícios do Yoga, na realidade antes de acreditar no Yoga eles tiveram que acreditar neles mesmo, sendo este um desafio para eles (os alunos).



Porém, ao longo das práticas foram conseguindo maior concentração, aprendendo a manter uma respiração consciente, que é um dos pontos principais do Hatha Yoga, levando-os a um maior controle do corpo físico e emocional.



Hoje, após um ano que este primeiro grupo está praticando Hatha Yoga, a evolução é nítida. Eles apresentam uma leveza maior no corpo durante a prática, são concentrados e conscientes da respiração e do próprio corpo, o que trouxe inúmeros benefícios para a saúde física e emocional.



Muitos alunos afirmam que perceberam uma melhora no sono, reduzindo a ocorrência de insônia. As dores nos corpo diminuíram, ficaram menos ansiosos e menos deprimidos. E alguns dizem até que seus médicos os orientam a não parar a prática do Hatha Yoga visto a grande melhora que apresentaram.



Pois bem, como podemos ver, nunca é tarde para iniciar a prática do Hatha Yoga e desfrutar de uma vida com mais qualidade, consciência respiratória e equilíbrio emocional. “O yoga é o caminho que nos leva ao encontro da nossa essência divina.”

Namastê.

Nadêjda Licia
Psicóloga e professora
de Hatha Yoga



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê