A constelação familiar sistêmica foi criada pelo alemão Berth Helliinger.
Para construir este método terapêutico, Berth Hellinger estudou várias correntes da psicologia e da filosofia, como por exemplo: gestalt terapia, fenomenologia, teoria dos sistemas, psicanálise, psicodrama entre outras.
Este método consiste em desfazer emaranhados no sistema familiar que impedem o livre curso do fluxo de amor, segundo Helling, que irá causar entraves em todos os aspectos da vida.
Para ele, problemas que ocorrem em gerações passadas, podem continuar reverberando nas gerações futuras se não forem bem resolvidas, criando assim um padrão de repetição. Isto acontece devido a ressonância mórfica.
A terapia com constelação familiar pode ser em grupo ou individual.
Em grupo, a pessoa ser constelada irá escolher participantes do grupo para representar os integrantes do seu sistema familiar. Quando a terapia acontece individualmente, são utilizados bonecos, ou qualquer outro objeto que possa representar o sistema familiar.
Montado o campo, os movimentos dos membros da família vão aparecendo, e também onde estão os emaranhados, possibilitando assim que sejam desfeitos, trazendo cura e libertação para os problemas de relacionamentos, desequilíbrios físicos e emocionais.
Este método é muito eficaz, chegando em pontos que as vezes a terapia convencional não conseguiu chegar.
Este foi um breve resumo sobre a Constelação Familiar, pois só há uma maneira de compreendê-la em sua essência: sendo constelado, experimentando a terapia.
Mais informações, entre em contado:
11- 98295-6962 (whatsaap)
Nadêjda Licia
psicóloga, professora de yoga, terapeuta complementar e consteladora familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê