O Hatha Yóga e a saúde de cada dia
Hatha Yóga
Na edição anterior, abordei a importância das diferentes energias em relação ao dia-a-dia das pessoas, e como as práticas do Hatha Yóga, pode ajudar no equilíbrio ou reequilíbrio das mesmas. Neste capítulo V, vou tratar sobre as práticas e seus efeitos sobre a saúde. A saúde é a necessidade básica mais importante na vida das pessoas. Mas fica difícil falar em saúde, quando a sociedade do país come mal, optando pela quantidade e não por qualidade. E também, muitas vezes comendo de forma inadequada. Outro grave problema no país, são as bebidas alcoólicas e os refrigerantes com alto teor de gás carbônico, que destroem o aparelho digestivo e até o intestinal, dependendo do volume ingerido no dia-a-dia. Isso sem falar no vício cancerígeno do fumo, carregado de alcatrão, amoníaco e nicotina. É preciso ter coragem para deixar os vícios nocivos e buscar os hábitos saudáveis. Mais que isto, é preciso ter consciência da seriedade e da gravidade de tal situação. A saúde de um povo, além de outros fatores - como planejamento familiar - passa especialmente pelos acima mencionados. Há ainda toda uma carga de propagandas enganosas e criminosas, iludindo as pessoas e manipulando informações sobre alimentos: o resultado de tudo isto é uma imensa parte da sociedade com uma saúde abalada. Não é preciso ir muito longe para observarmos isto. Basta olharmos para as ruas a cada dia! Isto é ruim? Sim, isto é muito ruim. Isto tem solução? Sim, isto tem solução, e a mesma começa em cada um de nós, acredite. É necessário - e urgente - buscarmos informações sérias e adequadas sobre o assunto, e utilizarmos as mesmas com consciência e determinação. Inclusive, a ideia fundamental que norteia este capítulo cinco, antes de tudo, é de conscientizar cada pessoa, a respeito não só da importância de uma alimentação saudável, mas também sobre hábitos e princípios saudáveis. E consequentemente, de uma vida saudável como resultado. Para isto inclusive, sugerimos por outro lado, que se utilizem no cotidiano, os métodos holísticos e as técnicas simples e suaves do Hatha Yóga clássico ou tradicional, que não tem contra indicação e nem limites de idades, quando bem ministradas. E através das quais pode-se buscar de forma segura e serena, o equilíbrio interior, a saúde orgânica e o bem estar tão almejado. Pois esta é a proposta de práticas do Hatha Yóga.
A saúde pede licença
Pelo exposto, fica muito claro que é de fundamental importância a tomada não só de uma consciência interior, mas contudo, de atitudes simples e objetivas que no cotidiano em muito irão melhorar a saúde de cada ser humano e da coletividade. Todavia, para isto, é preciso querer mudar, se reorganizar, ter disciplina, sair do marasmo fétido dos “bares noturnos” e ter coragem, coragem de olhar no espelho, no cabelo azarado cheio de tintas químicas e tóxicas, nos dentes coloridos de nicotina, no horrível mal hálito, nos olhos mortiços e mais que tudo, olhar para o presente e para o futuro. É preciso querer buscar um mundo melhor. É preciso se afastar definitivamente das más companhias que parecem “tão legais”. Porém, acima de tudo é preciso lembrar sempre que o ser humano é um ser muito especial, um ser espiritual. E que todos têm o dever divino de ser melhor, mais bonito interiormente e exteriormente, mais equilibrado emocionalmente. Ah, deixe tudo isto para lá, que viagem maluca ficar escrevendo estas coisas. Esqueça, esqueça e continue vivendo aquele pesadelo emocional, das celulites, das banhas, das pelancas, mesmos sendo uma pessoa capaz, talentosa e competente, mas que esquece de si própria!
E então, quem está disposto (a) a mudanças positivas?
Fica aí esta questão, será que a massa humana está disposta ou preparada para mudanças? Quem realmente tem a coragem de superar os vícios alimentados pelo cérebro, libertar-se e experimentá-las? Bem, após uma leitura e análise sincera desta proposta futurista, ninguém vai mais alegar desconhecimento do assunto, ou mesmo ignorá-lo. E, para atenuar tudo isto, vamos dar alguns exercícios simples e fáceis do Hatha Yóga, que em muito facilitarão a vida das pessoas em sua volta ao natural e ao mais saudável.
Alguns exercícios simples e especiais para pessoas determinadas a mudar
1°) Técnica de tranquilização interior
a) Como fazê-la: sente-se confortavelmente no solo. Mantenha a coluna ereta, sem tensões. Estique uma das pernas. Dobre a outra sobre o solo lentamente. Coloque as mãos sobre as mesmas e feche os olhos.
b) Tempo: manter-se entre um a três minutos no início. Após, com a prática, ir adequando o tempo de permanência no mesmo, de acordo com suas necessidades e com o seu bem-estar.
c) Respiração: a respiração deve ser somente pelas narinas - inspiração e expiração - e a mais natural possível.
d) Para que serve? Para a pessoa ficar mais calma, mais tranquila, mais equilibrada interiormente. Para poder dormir melhor, acordar mais disposta, mais alegre e mais serena.
2°) Técnica da folha dobrada
a) Como fazê-la: sente-se confortavelmente sobre as pernas. As mesmas devem estar bem separadas. Mantenha o corpo bem relaxado. Após alguns momentos, dobre o mesmo devagar para a frente, até descê-lo por completo até o solo. Mantenha os braços abertos e também, suavemente apoiados no solo.
b) Tempo: manter-se entre um a três minutos no início. Após, com a prática, ir adequando o tempo de permanência, de acordo com suas necessidades ou com o seu bem-estar.
c) Respiração: a respiração deve ser somente pelas narinas - inspiração e expiração - e a mais natural possível.
d) Para que serve? Para a pessoa evitar ou eliminar problemas emocionais, nervosos ou psicológicos. E para ficar mais equilibrada interiormente, pois isto evita aquelas dores tão incomodas no corpo.
3º) Técnica especial para relaxar sempre
a) Como fazê-la: deite-se de costas, confortavelmente no solo ou em outro local adequado. Entreabra os braços e as pernas e mantenha a coluna ereta, sem tensões. E aos poucos vá se relaxando por completo.
b) Tempo: manter-se entre um a três minutos no início. Após, com a prática, ir adequando o tempo de permanência, de acordo com suas necessidades ou com o seu bem-estar.
c) Respiração: a respiração deve ser somente pelas narinas - inspiração e expiração - e a mais natural possível.
d) Para que serve? Entre outras finalidades importantes, serve para eliminar tristezas, angústias, ansiedades, raivas. E para evitar ou eliminar tensões, cansaços, rigidez interior ou exterior.
Para a pessoa ficar mais leve e descontraída, mais alegre, mais feliz e mais radiante. Ou mesmo só para relaxar, quando chegar em casa após um dia de muitas atividades profissionais ou outras.
Acredite no seu forte potencial interior
Muitas pessoas, deixam de realizar todas estas possibilidades acima, mesmo tendo um forte potencial interior. Seja pela falta de estímulos, seja pela falta de iniciativa própria, seja pela falta de apoio em diferentes aspectos. Mas um possível suporte positivo e que traz muito apoio, são as práticas do Hatha Yóga em grupo ou individualmente, quando bem orientadas e bem dirigidas. Assim, fica aqui esta proposta de motivação e de incentivo a estas mudanças tão importantes e necessárias para as pessoas em geral!
PROFº DR. CLAUDIO DUARTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê