quarta-feira, 9 de julho de 2014

TERAPIAS COMPLEMENTARES





 Acredito que as Terapias Complementares podem trazer o equilíbrio mental, físico e energético , promovendo e mantendo a saúde integral do Ser.


Pensando no Ser como um todo, e buscando o reequilíbrio emocional, físico e energético,  procurei agregar várias técnicas de Terapias Complementares para auxiliar neste processo, o que hoje é muito conhecido como Terapia Holística. Acredito na soma de vários recursos naturais para a manutenção da saúde, por isso ofereço na minha escola além das aulas de YOGA outras terapias:

*  REIKI:

    O REIKI é uma terapia simples, porém bastante eficaz.
O REIKI, assim como o YOGA não tem nenhuma conotação religiosa, em nada interfere na crença das pessoas. Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (
rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual);  promovendo a saúde e o bem estar.
  duração: mais ou menos 40 minutos


* YOGATERAPIA:
É um trabalho que tem como base a Hatha Yoga, totalmente personalizado para as necessidades do aluno, com foco em melhorar a qualidade de vida. As aulas são individuais com trabalhos de alongamento, fortalecimento da musculatura e articulações,  além de respirações, meditações e relaxamentos para auxiliar no reequilíbrio do indivíduo em todos os níveis.
Busco ouvir as queixas dos alunos antes de iniciar o trabalho para poder atendê-lo em suas necessidades.
As aulas tem duração de  uma hora e meia mais ou menos.


· ACUPUNTURA AURICULAR
Especialidade da Acupuntura que utiliza pontos da orelha para estimular e tratar as queixas do paciente.
A Acupuntura auricular é uma terapia de microssistema, ou seja, todo o organismo é representado no pavilhão auricular. Esta é uma terapia oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS): Através de diversas pesquisas científicas já foi comprovado que todo o organismo (órgãos internos, tecidos, glândulas e articulações) está representado no pavilhão auricular.

· TERAPIA COM CRISTAIS
Os cristais são poderosas ferramentas que trazem o equilíbrio natural para as partes: físicas, psicológicas e espirituais. Eles representam o poder da natureza superior. Os cristais podem ser usados em conjunto com outras terapias, tendo uma afinidade especial com o Reiki. A energia que sai dos cristais, é uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais. Transmitem uma espécie de raio que é absorvido pelo corpo físico.
Esses raios absorvidos pelo corpo, desbloqueiam os chakras, que são os  centros de energia que todos nós possuímos. Eles trazem energia vibracional de alta frequência, amplificando e focalizado nas energias naturais do corpo e da mente.
Cada cristal tem uma função específica, de acordo com o seu tamanho e coloração. Os cristais mais comuns, são os cristais de quartzo (transparente), pela sua maneira fácil de usar.
 

· MANDALA TERAPIA

Mandala é uma palavra que deriva do sânscrito e significa círculo sagrado. Universalmente, é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.

Apesar das mandalas servirem para a decoração de ambientes ou serem usadas na arquitetura, elas são, igualmente, utilizadas como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Podemos usar uma mandala para a cura emocional, para a cura de ambientes ou para preparar um espaço para meditar ou fazer sessões de cura, como Reiki, massagem, meditação, psicoterapia…
O contato visual com uma mandala é suficiente para que sintamos a nossa energia alterar-se, interagindo com a energia da própria mandala. Essa modificação é sempre positiva, pois atua no inconsciente, levando a estados de consciência. A mente é estimulada, as emoções equilibradas e os processos físicos ativados, por isso, a mandala é uma fonte de cura – no sentido benéfico e“sagrado” que ela tem.
A Mandalaterapia (terapia com mandalas) tem como objetivo, entre outras coisas, ajudar a desbloquear emoções e sentimentos, bem como ativar e atrair energias positivas.
Trabalhar com mandalas como recurso terapêutico é, ainda, uma forma de controlar ou prevenir o stress; aumentar a capacidade de atenção, de concentração e a criatividade; aumentar a harmonia e a paz interior; ampliar a consciência, conectar-se e desenvolver o Eu Superior…
Além de poder ser conjugada com outras terapias complementares (meditação, cristaloterapia, cromoterapia…), a Mandalaterapia também pode ser um complemento à terapia Reiki. As linhas da mandala criam um efeito psíquico à volta do desenho e têm influência sobre a aura e os chacras.
O famoso psicólogo Jung utilizava as mandalas com seus pacientes com excelente resultado.
As sessões podem ser individuais ou em grupos/oficinas terapêuticas.





· TERAPIA FLORAL 

Quando uma pessoa está  bem consigo mesma, realizada e feliz, tem condições de transmitir coisas boas a todos que a rodeiam. Porém muitas vezes, pelas situações da vida ou devido à sua personalidade, nem sempre consegue manter-se em harmonia com o seu íntimo ou ter clareza suficiente para identificar ou alcançar suas metas, o que pode gerar diversas dificuldades emocionais e atrapalhar seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos, sua felicidade e a sua saúde como um todo.A Terapia Floral ajuda no desenvolvimento das virtudes necessárias de maneira que a positividade vai se tornando cada vez mais evidente e a negatividade vai perdendo a força e deixa de se manifestar, sem guerra, de forma sutil e natural, “ assim como a neve que derrete sob a luz do sol… Dr. Bach”.

A Terapia Floral utiliza a filosofia do Dr. Edward Bach e o repertório de centenas de essências florais como embasamento. Além disso, conta com o terapeuta qualificado que tem a função de acompanhar o indivíduo  no processo de auto conhecimento para que ele compreenda as causas de suas dificuldades emocionais desenvolvendo assim as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos.
A Terapia Floral age de modo integrado: com o envolvimento do paciente, com o acompanhamento e apoio terapêutico, e com a informação dos  florais.
Na Terapia Floral o indivíduo é visto como um todo, em vários aspectos: sua personalidade, sua situação atual, seus ideais, sua saúde física, seu contexto social, educação, crenças, valores, sua maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida, além de muitos outros detalhes.Assim, com a orientação terapêutica, com a conscientização sobre a causa do problema, com envolvimento no processo e com a informação dos florais há condições de desenvolver virtudes, atitudes, pensamentos e hábitos positivos.
A Terapia Floral é composta por uma entrevista diagnóstica que dura mais ou menos uma hora, após esta entrevista inicial é prescrito as essências que o cliente irá usar por 30 dias, no retorno é verificado como foi a evolução do quadro e se há a necessidade de alterar o composto floral.


 " A MENSAGEM DAS FLORES VAI NOS MOSTRAR O CAMINHO."



Estou a disposição para maiores esclarecimentos e agendamento de consultas ou aulas de yoga.
Com sentimento de gratidão, paz e amor...
Namastê
Professora Nadêjda Licia 





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê