quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Yoga e a mudança de paradigmas



O Yoga e a mudança de paradigmas

Ontem após uma conversa com uma aluna fiquei pensando sobre as mudanças que o yoga proporciona  na vida dos praticantes.
Esta era justamente o questionamento que minha aluna fazia, se era normal percebermos tantas mudanças (positivas) em nossa vida com a prática do yoga.
Minha resposta: SIM!!!
Mas por quê?
Por que acontecem tantas mudanças e quais são  essas mudanças?
Vamos lá, tentarei elencar as principais mudanças e as justificativas que acho plausível. Vejam bem, estou alicerçada na minha experiência prática, de fatos que aconteceram comigo e também na observação de inúmeros alunos que tive a oportunidade de acompanhar nestes cinco anos como professora de yoga.
Bom, a primeira mudança que percebo é uma  modificação no padrão de pensamentos, a pessoa passa a se preocupar com todo o lixo tóxico que sua mente cria, e percebe que isso é grande gerador de entraves em sua vida. Sendo assim, ela busca padrões de pensamentos de uma vibração mais elevada, não se apegando a pessimismos e derrotismos.

Mudança na alimentação: ocorre porque o praticante passa a ter a consciência que o alimento não nutre só o seu corpo físico, mas também o corpo energético, que a alimentação consciente é fundamental para a manutenção da saúde. Cria novos hábitos, como por exemplo, se preocupar com a origem do alimento que está ingerindo, os ingredientes presentes.

Consciência de si: por incrível que pareça, as pessoas não se conhecem, não têm contato com seu verdadeiro EU, com sua essência, e quando não temos certeza de quem somos, estamos facilmente vulneráveis a manipulações. O yoga proporciona essa viagem ao interior, esse autoconhecimento, o praticante reconhece e entende seus  sentimentos.
Outro relato que ouço com frequência é que o yoga tem ajuda muitas pessoas a administrar o estresse do dia a dia, aprendem a controlar crises eminentes de ansiedade e até de pânico.
Preocupação com a saúde individual e planetária: há uma conscientização de que somos parte de um todo.
A prática do yoga é algo que vai muito além da sala de aula, o praticante nota mudanças em todos os aspectos de sua vida, há uma amplitude e expansão de consciência culminando com a não aceitação de padrões viciantes impostos pela sociedade, levando à liberdade de pensamentos, sem o ranço de padrões condicionados e estigmatizados por uma sociedade alicerçada em conceitos judaico-cristão.
Cada pessoa tem um ritmo individual e muito peculiar de lidar com essas mudanças e cada um vivência isso de uma maneira diferente, alguns demoram anos para perceber essas alterações, já para outros ocorre em uma velocidade que chega até a ser assustadora. E a ordem em que descrevi não é regra, elenquei os fatos conforme fui lembrando.
Por isso o yoga é uma prática completa, milenar, sagrada, ele nos reintegra a nossa Essência, o yoga é um resgate para a humanidade, é um veículo para auxiliar em nossa evolução.
Namastê
Paz e luz
Professora Nadêjda Licia









Um comentário:

  1. Busquei o Yoga quando estava em meio a uma crise de estresse e ansiedade, estava com os meus pensamentos transtornados, não compreendia a confusão entre passado e futuro que acontecia em minha mente. Insegurança, angústia, medo e tristeza, sentimentos negativos que chegavam de repente e eu não sabia identificá-los e tão pouco controlá-los. Há cinco meses tenho praticado Yoga com a professora Nadêjda Licia, hoje, agradeço de todo o meu coração à explicação que me destes sobre está “dúvida boa” que estava em minha mente. Aprendi a controlar minhas crises e posso dizer que não as sinto mais, consigo percebê-las e logo domino meus pensamentos e sentimentos. Exercícios respiratórios (pranayamas) e mantras, agora fazem parte do meu dia a dia. Quando estou na aula me entrego e aproveito ao máximo, é possível sentir tamanha satisfação e elevação do meu “EU”. Muitos hábitos mudaram, muitas coisas ficaram mais simples e hoje, sou tomada por pensamentos e sentimentos positivos, tanto que ainda estou compreendendo toda esta mudança boa e positiva. Se com cinco meses foi possível notar tanta mudança boa, já estou controlando minha ansiedade para aproveitar tudo o que ainda está por vir! Agradeço imensamente por este momento em minha vida! Paz e Bem! Namastê! _/\_

    ResponderExcluir

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê