sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estão tentando matar o YOGA!

Quero falar sobre um assunto pra lá de polêmico: o YOGA é uma prática perigosa???

No começo deste ano saiu em uma revista semanal uma matéria falando sobre "os perigos do YOGA"
Esta reportagem é um deserviço, mal feita e sem nenhuma fundamentação. O que acho importante salientar é que risco de lesão há em qualquer atividade da vida cotidiana.
 O que acontece é que existem professores mal formados, mal preparados pra dar aula e se esquecem ou não sabem que o objetivo primeiro do yoga não são os ásanas perfeitos. Eu já tinha lido essa reportagem há muito tempo, discutimos muito sobre ela no Yóga Clássico, que sinceramnete é uma excelente formação, onde nosso professor (Cláudio Duarte) sempre enfatizou a importância de respeitar a condição de cada aluno e nunca, jamais em hipótese nenhuma forçar o aluno em postura...os professores do Yóga Clássico nunca tiveram nenhum problema com alunos lesionados ou coisa do tipo. Sugiro a todos professores de yoga que nunca parem de estudar, busquem aprender diretamente da fonte e não em modismos do ocidente. Eu não ia conseguir ver uma reportagem destas e ficar quieta, porque um leigo que lê isso com certeza vai ter muito medo e idéias pré-concebidas a respeito do yoga, e eu sou uma defensora do Hatha Yoga Clássico, sem invensões, sem modismos, com muita disciplina, ética e respeito, desta forma não há nenhum perigo. Vamos tomar cuidado é com essas reportagens que tem um único objetivo de manipular e não explicar. Não há interesse em se divulgar o YOGA como profilático e propedeutico...onde ficariam as poderosas industrias famacêuticas???
Um professor de YOGA deve antes de mais nada, conhecer seu aluno, fazer uma anamnese para saber quais problemas ele tem, quais limitações, enfermidades e ai sim conduzir a prática de acordo com o perfil de cada aluno.
O YOGA é grande aliado nos tratamentos convencionais tanto para problemas físicos como mentais/emocionais, reduzindo o tempo de tratamento, diminuindo possíveis efeitos colaterias e trazendo conforto e estabilidade emocional, o que ajuda muito no reestabelecimento da saúde.
O que está acontecendo é que estão transformando uma filisofia milenar em algo banal, as pessoas querem tudo rápido, aprender rádido, se curar rápido, fazer yoga rápido e o pior: se formar e ser professor de yoga rápido, o que   é muito perigoso. A ciência do YOGA é muito profunda e vasta, não dá para fazer um cursinho rápido de alguns poucos meses e sair dando aula..isso sim é perigoso. Ser professor de YOGA exige muito estudo, muita leitura e muita prática de Hatha Yoga, para que nós professores também possamos conseguir manter o equílibrio e as emoções sob controle, o que é um grande desafio nos dias atuais.
Definitivamente não dá para transformar  este maravilhoso sistema filosófico teórico/ prático em algo superficial, desvinculado de todo seu fundamento milenar que tem como objetivo levar o ser humano ao desenvolvimento de uma supraconsciência, caminhando rumo ao seu desenvolvimento mental e espiritual.Os objetivos do YOGA não são físicos, embora ganhamos de brinde muitos benefícios na esfera física: melhor saúde, melhora do tônus muscular, ganho de flexibilidade, ganho ou perda de peso de acordo com a necessidade de cada praticante, e por ai vai.
Em suma, faço aqui um apelo aos professores de YOGA, praticantes, futuros praticantes e simpatizantes desta ciência milenar: não deixem que o YOGA morra, não permitam que banalizem o YOGA, o que podemos fazer para combater isso é estudar, nos aprofundarmos em leituras sérias, nos textos clássicos que nos dão respostas para muitas questões. Não vamos transformar o yoga em uma prática puramente física.

E para finalizar, uma frase que acho perfeita: "NÃO É O PRATICANTE QUE TEM QUE SE ADAPTAR AO YOGA, É O YOGA QUE TEM QUE SE ADAPTAR AO PRATICANTE".

Ou seja cada um é um ser indivual, único, com características impar, cada pessoa vai ter seu próprio desenvolvimento dentro do yoga de acordo com seu tempo interior, sendo assim, não há nada de perigoso no YOGA, pelo contrário, YOGA é paz, é saúde, é bem estar, é harmonia, é ter uma atitude mental positiva!!!

Recado dado!

Muita paz, luz e YOGA na vida de todos

Namastê
com carinho
Professora Nadêjda Licia


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Matéria que saiu no Jornal Regional de Diadema sobre a Semana Do Yoga de Ribeirão Pires

RIBEIRÃO PIRES - Em Ribeirão Pires o Dia Internacional do Idoso foi comemorado com duas programações especiais realizadas em parceria: A Semana do Idoso e a Semana Municipal de Yoga. Este foi o terceiro ano que o Centro de Referência do Idoso (CRI) e a professora de yoga Nadêjda Licia fizeram parceria para a realização destas atividades simultaneamente.
Durante toda a semana de 24 a 29 de setembro, cerca de 250 pessoas participaram de palestras sobre saúde e bem-estar, além de aulas abertas de yoga, pilates, boxe, entre outras atividades. As atividades eram abertas a toda a população.
Para Nadêjda, que neste ano abriu também seu espaço particular para a realização da semana, o balanço foi bastante positivo. “Muitas pessoas que geralmente não têm contato com a prática e benefícios da yoga e puderam conhecer, outros já praticam e puderam passar experiência aos demais Essas trocas são muito positivas para todos”, explica.
Segundo a professora, a prática de yoga já rendeu bons testemunhos de seus alunos no Centro de Referência do Idoso. Muitos relatam diminuição de remédios, melhor qualidade de sono e de qualidade de vida proporcionados pelo convívio pessoal. “A prática  respeita os limites de cada um e é um aliado no tratamento de doenças. Procuramos trazer palestras e atividades que mostrem estes benefícios de forma que o público se identifique”, disse.
Martha Agnes Calderaro, professora no CRI e responsável pela Semana do Idoso na ONG, faz um balanço positivo da semana.  “De um ano para o outro vamos sentindo quais atividades e parcerias geram mais resultados e percebemos que o que atrai o público são os temas que os ajudam de alguma forma, seja por que eles estão passando pelo problema, ou por conhecerem pessoas na situação”, explica Martha.
Hoje, o CRI se mantém por meio de parceria com o Estado que faz repasse anual de verba, com a qual gerenciam os pagamentos dos profissionais. “Toda a ajuda é bem vinda. Além das atividades também ajudamos muitos idosos com fraldas e cestas básicas”, diz Martha. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone 4828-7065 ou pelo e-mail cri_rpires@hotmail.com.