segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mais um artigo publicado

25/08/2011 20:16 - Artigo

Hatha yoga na gravidez



 Muitas gestantes me procuram e perguntam se o    Yoga é uma prática segura para elas. Minha resposta é sempre a mesma: “o Yoga, se bem orientado e respeitando o tempo de gestação, é uma prática segura e só traz benefícios para a gestante e para o bebê”. Falo isso alicerçada na teoria, em minha própria experiência com Yoga durante minha gestação e na prática ministrando aulas para gestantes.
Quando uma gestante decide que vai iniciar ou continuar o Yoga no período da gestação, o primeiro passo é consultar seu obstetra para fazer todos os exames pertinentes a este período e verificar se está apta à prática. Com autorização do médico é só procurar um local ou professor de confiança e com experiência em ministrar aulas para gestante e iniciar as práticas.
A primeira coisa que o professor de Yoga tem que levar em consideração ao preparar a série de asanas (posturas) é o tempo de gestação, pois há asanas que são contra indicados em determinados períodos da gestação e também verificar como está o quadro clínico (e emocional) da gestante para que se tenha uma aula onde a aluna e seu bebê possam se beneficiar sem nenhum risco e usufruindo ao máximo todas as vantagens que o Yoga oferece a ela neste período tão maravilhoso.
Além dos asanas, é indicado que na série tenha também pranayamas (exercícios respiratórios), mentalizações e encerre com relaxamento. O Yoga, aliado a uma alimentação equilibrada, uma atitude mental positiva, momentos de descanso, períodos de sono adequado, só tem a contribuir para uma gestação tranquila e sem intercorrências, um bom parto e um pós-parto com uma recuperação mais rápida.
As principais contribuições do Yoga durante a gravidez são:
* auxílio no controle do peso;
* evita o aparecimento de edemas;
* alívio para dores nas costas;
* reduz a ansiedade e traz equilíbrio emocional;
* ajuda na respiração.
Muita Luz e Namastê.
Nadêjda Licia
Professora de Hatha
Yoga em Ribeirão Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê