TERAPIAS HOLÍSTICAS - CONHEÇA um pouco mais

Muito se fala hoje em dia em terapias holísticas, mas poucos realmente sabem do que se trata.
Vamos lá então a algumas conceituações: terapia=tratamento, holístico vem do grego holos+total. Então podemos entender terapia holística como tratamento total...ou seja, aquele que que tem por objetivo cuidar do ser humano em sua totalidade, e não apenas o sintoma. É ter uma visão ampla do ser humano, entender que somos um ser que sofre influências biopsicossocial,espiritual e energética. Só através desta compreensão ampla que pode haver um tratamento realmente global e integral que busca a cura e não apenas a remissão dos sintomas.Diante desta visão, tenho me especializado em terapias holísticas para poder oferecer na escola um tratamento integral, que busca desperta o curador interno que todos temos.Saiba um pouco mais sobre as terapias que ofereço na escola:

* radiestesia e radiônica: RADIESTESIA E RADIÔNICA
Radiestesia é a ciência de avaliar as vibrações energéticas, emitidas por pessoas, ambientes e animais, com o objetivo de identificar as energias em desequilíbrio ou focos de energias de baixa vibração, que possam estar gerando qualquer tipo desarmonias no ser.


A Radiônica atua com placas e gráficos neutralizadores, geradores, modificadores, potencializadores e transmissores de freqüências nos locais, pessoas ou objetos, procurando restabelecer o equilíbrio através de métodos simples e eficientes.

De maneira simplificada, a radiestesia é utilizada para diagnóstico e a radiônica para intervenção após o diagnóstico feito.

* terapia floral: Quando uma pessoa está  bem consigo mesma, realizada e feliz, tem condições de transmitir coisas boas a todos que a rodeiam. Porém muitas vezes, pelas situações da vida ou devido à sua personalidade, nem sempre consegue manter-se em harmonia com o seu íntimo ou ter clareza suficiente para identificar ou alcançar suas metas, o que pode gerar diversas dificuldades emocionais e atrapalhar seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos, sua felicidade e a sua saúde como um todo.A Terapia Floral ajuda no desenvolvimento das virtudes necessárias de maneira que a positividade vai se tornando cada vez mais evidente e a negatividade vai perdendo a força e deixa de se manifestar, sem guerra, de forma sutil e natural, “ assim como a neve que derrete sob a luz do sol… Dr. Bach”.

A Terapia Floral utiliza a filosofia do Dr. Edward Bach e o repertório de centenas de essências florais como embasamento. Além disso, conta com o terapeuta qualificado que tem a função de acompanhar o indivíduo  no processo de auto conhecimento para que ele compreenda as causas de suas dificuldades emocionais desenvolvendo assim as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos.

A Terapia Floral age de modo integrado: com o envolvimento do paciente, com o acompanhamento e apoio terapêutico, e com a informação dos  florais.
Na Terapia Floral o indivíduo é visto como um todo, em vários aspectos: sua personalidade, sua situação atual, seus ideais, sua saúde física, seu contexto social, educação, crenças, valores, sua maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida, além de muitos outros detalhes.Assim, com a orientação terapêutica, com a conscientização sobre a causa do problema, com envolvimento no processo e com a informação dos florais há condições de desenvolver virtudes, atitudes, pensamentos e hábitos positivos.
A Terapia Floral é composta por uma entrevista diagnóstica que dura mais ou menos uma hora, após esta entrevista inicial é prescrito as essências que o cliente irá usar por 30 dias, no retorno é verificado como foi a evolução do quadro e se há a necessidade de alterar o composto floral.


 " A MENSAGEM DAS FLORES VAI NOS MOSTRAR O CAMINHO."



* reiki: O REIKI é uma terapia simples, porém bastante eficaz.
O REIKI, assim como o YOGA não tem nenhuma conotação religiosa, em nada interfere na crença das pessoas. Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual);  promovendo a saúde e o bem estar.
  duração: mais ou menos 40 minutos

* terapia com cristais Os cristais são poderosas ferramentas que trazem o equilíbrio natural para as partes: físicas, psicológicas e espirituais. Eles representam o poder da natureza superior. Os cristais podem ser usados em conjunto com outras terapias, tendo uma afinidade especial com o Reiki. A energia que sai dos cristais, é uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais. Transmitem uma espécie de raio que é absorvido pelo corpo físico.
Esses raios absorvidos pelo corpo, desbloqueiam os chakras, que são os  centros de energia que todos nós possuímos. Eles trazem energia vibracional de alta frequência, amplificando e focalizado nas energias naturais do corpo e da mente.
Cada cristal tem uma função específica, de acordo com o seu tamanho e coloração. Os cristais mais comuns, são os cristais de quartzo (transparente), pela sua maneira fácil de usar.

* mandala terapia:Mandala é uma palavra que deriva do sânscrito e significa círculo sagrado. Universalmente, é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.
 
 Apesar das mandalas servirem para a decoração de ambientes ou serem usadas na arquitetura, elas são, igualmente, utilizadas como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Podemos usar uma mandala para a cura emocional, para a cura de ambientes ou para preparar um espaço para meditar ou fazer sessões de cura, como Reiki, massagem, meditação, psicoterapia…
 O contato visual com uma mandala é suficiente para que sintamos a nossa energia alterar-se, interagindo com a energia da própria mandala. Essa modificação é sempre positiva, pois atua no inconsciente, levando a estados de consciência. A mente é estimulada, as emoções equilibradas e os processos físicos ativados, por isso, a mandala é uma fonte de cura – no sentido benéfico e“sagrado” que ela tem.
 A Mandalaterapia (terapia com mandalas) tem como objetivo, entre outras coisas, ajudar a desbloquear emoções e sentimentos, bem como ativar e atrair energias positivas.
 Trabalhar com mandalas como recurso terapêutico é, ainda, uma forma de controlar ou prevenir o stress; aumentar a capacidade de atenção, de concentração e a criatividade; aumentar a harmonia e a paz interior; ampliar a consciência, conectar-se e desenvolver o Eu Superior…
 Além de poder ser conjugada com outras terapias complementares (meditação, cristaloterapia, cromoterapia…), a Mandalaterapia também pode ser um complemento à terapia Reiki. As linhas da mandala criam um efeito psíquico à volta do desenho e têm influência sobre a aura e os chacras. 
O famoso psicólogo Jung utilizava as mandalas com seus pacientes com excelente resultado.
As sessões podem ser individuais ou em grupos/oficinas terapêuticas. 













*cromoterapia: Cromoterapia é um tipo  de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças
 e restaurar o equilíbrio físico e emocional . A palavra tem origem grega "khrôma" que significa cor. 


*aromaterapia:  AROMATERAPIA É O CONJUNTO DE FORMAS TERAPÊUTICAS QUE SE VALEM DOS PRINCÍPIOS ATIVOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS, PARA CURAR PATOLOGIAS DE ORDEM FÍSICA, EMOCIONAL E MENTAL.Utilizando os óleos essenciais a aromaterapia trata diversos distúrbios que ocorrem na vida cotidiana do homem. Os princípios ativos dos óleos essenciais oferecem um campo bastante largo para uso medicinal, agindo sobre a pele, vias respiratórias e principalmente, através do olfato, penetrando sem barreiras em nosso sistema nervoso central.
A penetração cutânea, leva os óleos essenciais à corrente sanguínea, sistema linfático, musculatura e órgãos. Desta forma eles protegem, desintoxicam e regeneram.
Pelas vias respiratórias agem como expectorantes, descongestionantes e desinfetantes.
Pelo olfato, sabemos que os aromas trazem consigo informações capazes de influenciar nosso sistema nervoso autônomo, agindo através do sistema límbico e estimulando a glândula pituitária (hipófise) a produzir hormônios.



*yogaterapia: YOGATERAPIA:
É um trabalho que tem como base a Hatha Yoga, totalmente personalizado para as necessidades do aluno, com foco em melhorar a qualidade de vida. As aulas são individuais com trabalhos de alongamento, fortalecimento da musculatura e articulações,  além de respirações, meditações e relaxamentos para auxiliar no reequilíbrio do indivíduo em todos os níveis.
Busco ouvir as queixas dos alunos antes de iniciar o trabalho para poder atendê-lo em suas necessidades.
As aulas tem duração de  uma hora e meia mais ou menos.


ACUPUNTURA AURICULAR
Especialidade da Acupuntura que utiliza pontos da orelha para estimular e tratar as queixas do paciente.
A Acupuntura auricular é uma terapia de microssistema, ou seja, todo o organismo é representado no pavilhão auricular. Esta é uma terapia oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS): Através de diversas pesquisas científicas já foi comprovado que todo o organismo (órgãos internos, tecidos, glândulas e articulações) está representado no pavilhão auricular.











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê