MINHA MONOGRAFIA

Segue trecho do meu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema : HATHA YOGA INCLUSIVO: UMA PERSPECTIVA ABRANGENTE DO HATHA YOGA.




AGRADECIMENTOS



            E chego ao final desta jornada dedois anos onde pude aprender muito, absorver parte dos conhecimentos doProfessor Claudio Duarte (pois para absorver todo seu conhecimento seriam necessáriasvárias vidas). Foram dois anos de intensas reflexões, mudanças de paradigmas,
troca de energias e principalmente, foi neste período que realmente encontrei meu caminho, minha vocação e porque não falar meu DOM. Graças ao Curso para Formação de Professores de Hatha Yóga
tenho hoje outra profissão, que me enche de prazer e satisfação, além de ser um aprendizado diário.

Resta-me então agradecer aos seres iluminados que me guiaram neste caminho: minha primeira
professora de Hatha Yóga, Norma Torres, pois através dela que pude conhecer o professor Cláudio Duarte e este abençoado caminho.

Sem dúvida nenhuma, gratidões ao Professor e amigo Cláudio Duarte pois com muita ética,
seriedade e disciplina nos orienta neste caminho. Sou-lhe muito grata por em um período meio conturbado de minha vida, não permitir que eu parasse o curso, me apoiando e dando o auxílio necessário, além de um grande “empurrão” para que eu começasse a dar aulas.
Agradeço muito as proprietárias dos Espaços onde ministro aulas, que abriram suas portas e
acreditaram no meu trabalho (Cristina do Espaço Zen e Margareth do Espaço Dança&Terapia). Não posso deixar de ser grata aos meus alunos que muito têm me ensinado... Principalmente os alunos do Centro de Referência do Idoso, que foi outro local onde acreditaram no meu trabalho e me acolheram de braços abertos.
São tantos agradecimentos, que esta página seria insuficiente para agradecer a todos.

Porém, agradeço em especial o grande Mestre da Vida e da Criação: Nosso Pai Celeste, que sempre
tem me abençoado e protegido desde minha tenra infância, ajudando-me a cumprir minha missão aqui na terra, sempre mandando inspirações e orientações Celestes, também por ter me abençoado com uma família que em tudo me apóia e me ama apesar de todas minhas imperfeições e falhas.
Se fosse para resumir, apenas diria: OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA, gratidão ETERNA!!!



Nadêjda Licia
















 DEDICATÓRIA



Dedico este trabalho a uma pessoa muito iluminada e que me inspirou a
escolher este tema, meu amado primo Flávio*, que já deixou esta vida, porém na
sua curta passagem pela Terra teve mais a ensinar do que a aprender.



SAUDADES Primo!!!
*Flávio tinha Distrofia Muscular Genética, com os anos foi perdendo os movimentos, porém não perdia a alegria de viver e de contagiar a todos a sua volta com sua alegria. Deixou-nos em junho de 2008 com 26 anos para continuar sua jornada em outra dimensão, agora livre daslimitações físicas.









APRESENTAÇÃO






A escolha do tema: Hatha Yóga Inclusivo se deu pelo fato de haver ínfimos trabalhos a este respeito. Sendo assim, pretende-se levar os benefícios do Hatha Yóga a todas as pessoas, sem distinção, seja ela cadeirante ou andante, possuindo uma boa visão ou não, tendo comprometimentos neurológicos ou sendo sã. Não importa, o principal objetivo deste trabalho é mostrar que o Hatha Yóga  pode ser ministrado a todos, desde que, sempre lembrando, sejam respeitados os limites de cada indivíduo, levando-o a progressos gradativos e apresentando a todos uma nova perspectiva de vida, mais saudável, equilibrada, feliz.
Além de desmistificar a idéia errônea de que, para ser praticante de Hatha Yóga, a pessoa tem que fazer contorcionismos absurdos, ser extremamente flexível, ficar de cabeça para baixo.
Óbvio que no Hatha Yóga existem torções, posturas invertidas, mas a proposta do Yóga vai muito além da execução destes asanas (posturas).

O Yóga visa trazer reequilíbrio energético, mental e físico, promover a saúde e conscientizar o ser humano da sua essência Divina.
Sendo assim, o Hatha Yóga é possível para qualquer pessoa, pois é o Hatha Yóga
que deve se adaptar a pessoa e não a pessoa ao Hatha Yóga.



(trechos extráidos do meu trabalho de conclusão de curso apresentado no Curso para Formação de Professores de Hatha Yoga - março de 2011)
Professora Nadêjda Licia