sábado, 6 de agosto de 2011

Artigo que escrevi para a Folha de Ribeirão Pires

Os benefícios do Yoga



Para os que nunca praticaram e não conhecem esta milenar filosofia, vale a pena experimentar. O Yoga é uma prática completa, atuando e reequilibrando todo nosso ser, no nível emocional, físico e energético. Qualquer pessoa pode praticar Yoga, a qualquer momento da vida, não há restrições de idade.
Ao contrário do que muitos pensam, Yoga não é uma religião e nem interfere na crença do praticante. Yoga é uma filosofia e ciência milenar, nascida na Índia, sendo seu maior objetivo integrar o ser humano a sua essência divina, proporcionando auto-conhecimento, auto-controle, saúde e paz interior.
Além, é claro de inúmeros benefícios físicos (melhora do sistema imunológico, maior flexibilidade, equilíbrio do sistema glandular-hormonal, entre outros). Uma aula de Hatha Yoga é composta por : relaxamento, asanas (posturas psicofísicas), pranayamas (exercícios respiratórios), concentração. Sendo o foco principal das práticas a consciência respiratória, que é ela que vai nos ajudar no controle emocional.
O Yoga bem conduzido, por profissionais preparados só tem a trazer benefícios, é uma prática segura, no Yoga o aluno sempre é orientado a respeitar os seus limites, pois cada um tem um ritmo, uma possibilidade de prática. O que poucos sabem é que o Hatha Yoga que é o mais conhecido e praticado no Brasil, é apenas um dos sete ramos clássicos do Yoga, que são eles: Raja Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga, Mantra Yoga, Tantra Yoga e Hatha Yoga.
Cada um com uma finalidade específica. Para tornar-se um praticante, não é necessário fazer contorcionismos e malabarismo como é mostrado pela mídia, esta flexibilidade é um ganho secundário da prática, como foi dito, o objetivo principal é harmonizar o corpo, reintegrando corpo-mente-espírito.
Paz e Luz a todos Namastê (o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você).
Nadêjda Licia - Professora de Hatha Yoga
no Centro de Referência do Idoso de Ribeirão Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê