terça-feira, 8 de junho de 2010

Minha história com o Hatha Yóga

Sempre tive muita vontade de conhecer esta filosofia milenar. Comecei a praticar em 2004 e...foi amor a primeira vista! Então começou a brotar dentro de mim o interesse em fazer um curso para Professores de Hatha Yóga para que eu pudesse conhecer melhor esta filosofia, este saber tão maravilhoso chamado Yóga. Passei então a ler muito sobre yoga, procurar saber sobre os cursos para Formação de Professores e tive a sorte de ser apresentada ao Professor Cláudio Duarte, com quem iniciei minha formação!
Desde o início de minha Formação só tenho tido alegrias com o Yóga e meu AMOR só tem aumentado!!
Ver dia após dia os benefícios da prática se refletindo em meus corpos (físico, psíquico, espiritual, energético) me dá cada vez mais vontade em conhecer e me aprofundar nos textos Clássicos, saber mais e mais, praticar muito, e este é um longo caminho a ser trilhado.
O Yóga , quando praticado com disciplina, traz profundas mudanças em nossas vidas.
Mudanças alimentares: passei a ter muito mais consciêcia do que estou ingerindo, buscando cada vez mais uma alimentação saudável (isto ouvimos a todo momento na midia, mas poucos colocam em prática verdadeiramenta).
Mudanças física: é nítido como o corpo físico do praticante muda, ganha mais tônus, flexibilidade, leveza.
Saúde: o sistema imunológico melhora, diminuindo a frequência de gripes e resfriados, o sistema hormonal também tem reflexo positivo, no meu caso, nunca tive o ciclo menstrual regulado desde a menarca, e com a pratica meu ciclo virou um "reloginho".
Também gostaria de ressaltar os beneficios na gestação (escreverei mais sobre este assunto em outra ocasião): durante toda minha gravidez pratiquei yóga e os beneficios foram enormes, desde o lado emocional, me ajudando a baixar os niveis de ansiedade, principalmente com a proximidade do parto; auxiliou-me no alívio das dores nas costas; evitou que eu ficasse inchada. Enfim, a pratica é possível sim durante a gestação desde que bem orientada, respeitando o tempo de gestação e a condição de cada gestante. Eu pude praticar até o dia de dar a luz!!!!!
Hatha Yóga vai muito além de uma prática de posturas(asanas) e exercícios respiratórios(pranaymas), a pratica do yóga para ter efeitos positivos tem que ser estendido a vida, ao cotidiando, a nossas ações, atitudes frente ao mundo, as pessoas, a natureza e aos animais e acima de tudo a nós mesmos, nos respeitando, nos valorizando e buscando uma vida mais saudável!!!
Namastê

2 comentários:

  1. Bem, sei que sou suspeito para qualquer comentário sobre a Nadêjda, mas vou apenas deixar o registro como testemunho:
    Realmente o Yóga mudou a vida dela, exatamente como descrito aqui e, com isso, consequentemente vem mudando a minha vida também... para melhor, muito melhor...
    Essa mulher é incomparável, totalmente incrível, tem uma força dentro de si que move a vida para qualquer sentido que queira.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho. Adoro Yoga e sei o quanto ela faz bem a nossa vida.
    Seu blog está muito bacana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Será um prazer ler sua opinião sobre este blog!Namastê